53% dos motociclistas de BH já se acidentaram, revela balanço de campanha da CDL/BH


Entre os meses de julho e setembro, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), voltou sua atenção para os motociclistas da capital. Por meio da campanha ‘Ande Seguro’, a entidade realizou dez paradas educativas nos principais corredores de Belo Horizonte onde os motociclistas receberam kits de higienização e orientações para  proteção e prevenção à Covid-19, antenas corta cerol, além de avaliar os veículos e equipamentos de segurança. Foram realizados 75 testes de limpeza rápida para detecção de Coronavírus, distribuídos 1.990 kits de higiene e lanche, 1.110 antenas instaladas e 50 luvas.
 
Entre os dias 13 de julho e 29 de setembro, quase dois mil motociclistas foram abordados na ação. Deste total, 96% eram homens e 4 % mulheres. Foi constatado que, devido à pandemia de Covid-19, houve uma diminuição de mulheres pilotando e um aumento de pessoas com idade entre 18 e 40 anos. A maioria dos motociclistas abordados (45%) são motofretistas e rodam mais de 100 quilômetros por dia.
 
Na pesquisa realizada, 53% dos entrevistados afirmaram que já se acidentaram e 50% foram afastados do trabalho entre 2 a 6 meses. Em agosto, 427 motociclistas foram atendidos no Hospital de Pronto Socorro João XXIII. Em setembro o hospital atendeu 411 pessoas vítimas de acidente com moto.  Em relação ao acesso a planos de saúde, 60% afirmaram não possuir. Muitos alegaram que, em função da pandemia, precisaram cortar o item de seu orçamento.  
 
Segurança
 
Ao longo da campanha, foram realizadas avaliações das condições de funcionamento das motos. Em relação aos equipamentos de segurança foi constatado que 83% dos capacetes estão em bom estado. 53% dos calçados apresentaram melhora, seguindo a crescente dos anos anteriores. As jaquetas também cresceram no percentual de bom e razoável. Entretanto, em dias quentes, o uso diminui consideravelmente. O estado de conservação das luvas foi o que apresentou pior resultado: 87% dos pares avaliados estavam em situação ruim. Em comparação aos anos anteriores, o número de motociclistas utilizando o item aumentou, contudo, na contagem geral de pessoas que usam o meio de transporte, a adesão ainda é pequena, especialmente nos dias de temperaturas elevadas.
 
No que se refere à segurança direta das motos, como sistema de freio, relação e pneu, a campanha constatou que 80% das motocicletas estão em bom estado de conservação. Observou-se também uma melhora gradual, pois, no início da campanha, somente 35% das motos avaliadas estavam em bom estado.
 
De acordo com o presidente em exercício da CDL/BH, José Angelo de Melo, neste ano o principal objetivo da campanha foi conscientizar e informar os motociclistas, especialmente os motofretistas, em relação às normas de vigilância sanitária necessárias em combate a Coronavírus. “Os motofretistas são peças fundamentais no funcionamento e na logística do comércio da cidade. Neste período de pandemia que estamos atravessando eles se tornaram ainda mais essenciais. Por isso, a necessidade de atenção e cuidado com esses profissionais”, avalia.
 
A campanha, realizada pela CDL/BH e organizada pela Production Eventos tem patrocínio da X11, copatrocínio da Hanbai Motos, By Moto, O2BH Yamaha, Centerlab e Eco Diagnóstica, além do apoio do Detran- MG, DER, Fhemig, Guarda Municipal e Rádio CDL FM.
 

Notícias Recentes

Inadimplência em BH recuou 1,74% em agosto, revela pesquisa da CDL/BH
19/10/2020 - Economia
Inadimplência em BH recuou 1,74% em agosto, revela pesquisa da CDL/BH
Inadimplência em BH recuou 1,74% em agosto, revela pesquisa da CDL/BH
19/10/2020 -
Renda extra, como o auxílio emergencial, e paralisação das demissões permitiram que a população quitasse suas dívidas
A pedido da CDL/BH, prefeitura amplia horário de funcionamento do comércio
16/10/2020 - Apoio ao Comércio
Nesta sexta-feira, 16, foi publicado o Decreto 17.454/2020 que autoriza a partir de hoje a ampliação do horário de funcionamento do comércio varejista, padarias, lanchonetes e supermercados/hipermercados.
53% dos motociclistas de BH já se acidentaram, revela balanço de campanha da CDL/BH
15/10/2020 -
Ação 'Ande Seguro' foi realizada durante dois meses nos principais corredores da capital. Quase duas mil motocicletas foram avaliadas

Seja um Associado »

Nossos Produtos

Cliente Espião Saiba qual a percepção os clientes têm da sua loja
Jovens Aprendizes o elo entre os jovens em busca da primeira experiência profissional e empresas socialmente responsáveis.
Registro de Inadimplência Uma rede formada por mais de 1 milhão de empresas em todo o país recuperando o crédito para você

... Carregando...