Prefeitura anuncia a reabertura gradual do comércio a partir desta quinta-feira

Nesta terça-feira, 4, a Prefeitura de Belo Horizonte anunciou a reabertura gradual do comércio na Capital. Conforme os esclarecimentos, a fase 1 será implementada a partir desta quinta-feira, dia 06/08/2020.

Veja as atividades que poderão voltar a funcionar a partir do dia 06/08/2020:

Dias de Funcionamento (06/08 a 08/08)

Dias de Funcionamento

(a partir de 12/08)

Todo o comércio varejista não contemplado na fase de controle: estabelecimentos de rua, centros de comércio e galerias de lojas

entre 11h e 19h

Quinta-feira a sábado

Quarta-feira a sexta-feira

Comércio atacadista da cadeia do comércio varejista (incluindo vestuário)

entre 11h e 19h

Shoppings centers, centros de comércio e galerias de lojas

entre 12h e 20h

Praças de alimentação em Shoppings centers, centros de comércio e galerias de lojas

somente por delivery ou retirada, sem consumo no local

Atividades no formato drive-in

entre 14h às 23h

Sexta-feira a domingo

Cabeleireiros, manicures e pedicures

entre 11h e 20h

Quinta-feira a sábado

É importante observar que o comércio permanecerá aberto de quinta-feira até sábado, dia 08/08/2020, fechando novamente no domingo, dia 09/08/2020.

Na segunda semana da 1ª fase, a qual se inicia no dia 12/08/2020, os estabelecimentos autorizados a abrir, conforme descrito acima, passam a funcionar das quartas às sextas-feiras e deverão permanecer fechados de sábado a terça-feira, mantendo os mesmos horários de funcionamento acima previstos.

Conforme divulgado pela PBH, o comércio varejista de artigos de óptica e de artigos médicos e ortopédicos passa a ter novo horário de funcionamento, mas sem restrição nos dias de abertura, conforme se verifica no quadro abaixo:

Comércio varejista de artigos de óptica e de artigos médicos e ortopédicos

entre 11h às 19h

Para utilizar a mão-de-obra dos empregados que estão com o contrato de trabalho suspenso, o empregador deverá comunicar com antecedência de 02 dias corridos o restabelecimento do contrato, devendo informar o Ministério da Economia do encerramento da medida.

Nas hipótese de redução proporcional de jornada e salário, o empregador poderá ajustar a jornada de trabalho reduzida do empregado para os dias de funcionamento de seu estabelecimento. Exemplo: Para um empregado que possua jornada de trabalho de 40 horas semanais que tenha pactuado a redução de 50% do seu salário e jornada de trabalho, as 20 horas de trabalho disponíveis ao empregador poderão ser utilizadas nos dias em que o estabelecimento funcionará.

É importante esclarecer ainda que caso haja a necessidade de realização de novos acordos entre empregados e empregadores para a adequação das medidas de suspensão do contrato de trabalho ou redução proporcional de jornada e salário, os mesmos deverão ser comunicados ao empregado com 02 dias corridos de antecedência, devendo ainda serem informados ao Ministério da Economia no prazo máximo de 10 dias da sua celebração. Deverá ser observado o limite de 120 dias para a adoção das medidas de suspensão do contrato de trabalho e redução proporcional de jornada e salário.

Caso já tenha sido atingido o limite para a utilização das medidas de garantia do emprego e renda (120 dias), as condições anteriores dos contratos de trabalho deverão ser restabelecidas, sendo que os dias em que a mão-de-obra não puder ser utilizada deverão ser considerados como tempo à disposição do empregador.

Segundo informações prestadas pela Prefeitura de Belo Horizonte, o decreto autorizando a retomada das atividades contempladas na fase 1, e os novos protocolos gerais e específicos de vigilância sanitária, serão publicados no Diário Oficial do Município (DOM) desta quarta-feira, 5.

Tão logo o decreto seja publicado, a CDL/BH publicará as informações detalhadas acerca da reabertura do comércio.

Prefeitura suspende os alvarás de funcionamento das instituições de ensino
25/09/2020 - Legislação e Justiça
Decreto 17.435/2020 suspende as atividades presenciais e os Alvarás de Localização e Funcionamento das creches, escolas de ensino infantil, escolas de ensino fundamental e médio, escolas superiores e centros de formação profissional.
Veja como ocorrerá a abertura de feiras permanentes em Belo Horizonte
24/09/2020 - Apoio ao Comércio
Segundo a Portaria, ficam autorizadas a retornar ao funcionamento, a partir de hoje, 24 de setembro, a Feira de Arte, Artesanato e Produtores de Variedades da Avenida Afonso Pena (Feira Hippie); a Feira de Bebidas, Comidas Típicas e Antiguidades Tom Jobim e a Feira de Plantas e Flores Naturais, ambas na Avenida Carandaí.
Comércio de Belo Horizonte registra queda de 8,83% nos sete primeiros meses do ano
24/09/2020 - Apoio ao Comércio
Desaceleração está diretamente ligada ao fechamento do setor e aos impactos causados pelo isolamento social
Governo Federal libera R$ 10 bilhões para micro e pequenas empresas
24/09/2020 - Apoio ao Comércio
Medida Provisória Nº 1002/2020 vai atender aos microempreendedores individuais, as microempresas e as de pequeno porte.

Compra de Mailing São listas personalizadas e segmentadas de acordo com perfil desejado para suas campanhas de marketing e outras finalidades
Enriquecimento de Banco de Dados É um tratamento feito na sua base de dados para atualizar as informações e eliminar os registros incorretos ou duplicados.