Liberdade Econômica e Desenvolvimento, foi tema do seminário Reforma Brasil da CDL/BH

Política

A CDL/BH realizou na última quarta-feira, dia 10/07, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) o seminário “Reforma Brasil”, com a palestra “Liberdade Econômica e Desenvolvimento”, ministrada pelo secretário Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital, Paulo Uebel, do Ministério da Economia.

O presidente da Entidade, Marcelo de Souza e Silva, fez a abertura do evento e pontuou a importância da liberdade econômica para diminuir a burocracia, melhorar o ambiente de negócios e gerar mais oportunidades, empregos e renda. “O ambiente de negócios precisa ser mais simples, mais amigável com menos taxas, alvarás e licenças. A burocracia limita o crescimento, desestimula e impede a atividade. É com a desburocratização que vamos colocar o Brasil em um ciclo virtuoso de crescimento”, ressaltou.

O objetivo do encontro foi esclarecer as propostas de desburocratização do governo federal. Em sua palestra, o secretário Paulo Uebel destacou a Medida Provisória (MP) da Liberdade Econômica que pretende fortalecer o a economia do país. “Estudos empíricos mostram que a liberdade econômica está correlacionada com o crescimento econômico e com o desenvolvimento humano. Se analisarmos os países mais desenvolvidos no mundo, todos eles têm mais liberdade econômica que o Brasil”, afirmou.

Ele também pontuou sobre as dificuldades que os empresários enfrentam pela falta de liberdade econômica, o que influencia na taxa de desemprego do país.  “Quando o empreendedor é impedido de exercer suas atividades pela falta de liberdade econômica, isso intervém negativamente na geração de renda e aumenta desemprego. Com isso, os empregos ficarão cada vez mais rotativos e os empresários deixarão de contratar. O que é péssimo para a economia!”, afirmou Paulo Uebel.

O Estado precisa se envolver menos nas atividades de baixo risco das empresas e focar suas energias em atividades que realmente são de risco para a sociedade e assim diminuir a burocracia. “As premissas dos estudos da MP são a igualdade de oportunidades. Se você é um grande empresário, você pode contratar bons advogados e contadores, mas o micro e o pequeno empresário, muitas vezes, tem que fechar o seu estabelecimento para ir resolver uma burocracia, esse, realmente, é o mais penalizado de todos”, disse o secretário.

Para Paulo Uebel é necessário que a MP da Liberdade Econômica seja aprovada. “As dificuldades impostas pelo Estado causam grandes prejuízos à economia e a sociedade. O poder privado colabora fortemente para o desenvolvimento do País. O poder público só arrecada e distribui, e muitas vezes de forma incorreta. A mentalidade precisa mudar, para diminuir o tamanho do Estado”, afirmou.

Ao final da palestra, os participantes puderam também sugerir medidas que otimizem os serviços públicos prestados as empresas. As sugestões serão reunidas em um documento e enviadas ao governo federal.

Empresas referência no mercado mineiro recebem homenagem da CDL/BH na próxima quinta-feira
23/07/2019 - CDL na Mídia
Homenagem faz parte das comemorações do Dia do Comerciante
CDL Jovem promove, em sua plenária, a palestra Decifre e Influencie Pessoas para Revolucionar seu Negócio
23/07/2019 - Apoio ao Comércio
A palestra abordou ações estratégicas que contribuem no relacionamento com os mais diversos estilos comportamentais que podem refletir no crescimento dos negócios.
Expectativas de vendas para o Dia dos Pais é destaque entre os assuntos desta terça-feira
23/07/2019 -
Leia as principais notícias desta terça-feira, 23 de julho.
O Ponto Cultural da CDL/BH é destaque entre os assuntos desta segunda-feira
22/07/2019 -
Leia as principais notícias desta segunda-feira, 22 de julho.

Enriquecimento de Banco de Dados É um tratamento feito na sua base de dados para atualizar as informações e eliminar os registros incorretos ou duplicados.
Garantia de Cheques A análise de crédito mais completa do mercado para você vender com segurança