Número de sites de e-commerce dão salto de 37,5%

Economia

Entre 2018 e 2019, após dois anos de crescimento modesto, o e-commerce brasileiro deu um salto de 37,59% em número de lojas. Hoje o país soma 930 mil sites dedicados a venda online, a maioria (59,76%) com plataformas fechadas e, em geral, gratuitas.

Os dados fazem parte de um levantamento divulgado no dia 04 desse mês pelo BigData Corp, em pareceria com o PayPal, que montaram raio X das operações do e-commerce em solo brasileiro.

“O e-commerce passou dois anos com taxas de crescimento mais modestas. A crise fez com que muitas iniciativas fossem adiadas. O que vemos hoje, no entanto, é que tudo o que foi represado no passado desaguou com força entre 2018 e 2019”, comentou CEO e fundador da BigData Corp, Thoran Rodrigues.

O executivo destaca também que outro sinal da maturidade do e-commerce diz respeito aos produtos oferecidos. As lojas online estão mais confiantes em ofertar itens mais caros: 25,96% dos produtos nas vitrines virtuais custam mais de R$ 100. Assim, a categoria de produtos entre R$100 e R$500 cresceu cerca de 5 p.p. (pontos percentuais), de 6,45% a 11,30%.

Alinhada com as novas tecnologias, 50,28% das lojas oferecem soluções de carteiras virtuais. Essa presença vem, gradualmente, subindo desde 2015, quando a ferramenta era usada por 38,09% dos e-commerces. “A explosão no número de lojas online no país reflete a boa perspectiva do e-commerce e o perfil empreendedor do brasileiro mesmo frente a cenários econômicos não tão promissores”, avalia o diretor de Desenvolvimento de Negócios do PayPal Brasil, Thiago Chueiri.

O objetivo de vender na internet também ganhou participação no total de sites disponíveis. Desde 2015 a fatia do e-commerce triplicou, saindo de 2,65% para os atuais 7,04%.

Com 10 mil visitas mensais e com a entrada de mais de 250 mil novas lojas online no último ano, pequenos sites elevaram a fatia de 82,48% para 88,77%. Já médios, com até 500 mil visitas mensais, assistiram sua participação cair mais de 7 p.p. (pontos percentuais), de 9,99% a 2,58%.

Fonte: DCI – Diário Comércio Indústria & Serviço

Setor de Economia CDL/BH
10/07/2019

Empresas referência no mercado mineiro recebem homenagem da CDL/BH na próxima quinta-feira
23/07/2019 - CDL na Mídia
Homenagem faz parte das comemorações do Dia do Comerciante
CDL Jovem promove, em sua plenária, a palestra Decifre e Influencie Pessoas para Revolucionar seu Negócio
23/07/2019 - Apoio ao Comércio
A palestra abordou ações estratégicas que contribuem no relacionamento com os mais diversos estilos comportamentais que podem refletir no crescimento dos negócios.
Expectativas de vendas para o Dia dos Pais é destaque entre os assuntos desta terça-feira
23/07/2019 -
Leia as principais notícias desta terça-feira, 23 de julho.
O Ponto Cultural da CDL/BH é destaque entre os assuntos desta segunda-feira
22/07/2019 -
Leia as principais notícias desta segunda-feira, 22 de julho.

CDL Saúde Motive sua equipe cuidando de um dos bens mais preciosos da vida, a sua saúde
Assistência ao Consumidor Assessoria gratuita nas relações entre consumidor e lojista