O que é Marketing de Influência e como dar os primeiros passos

Marketing de influência consiste em estratégias que utilizam pessoas influentes com um determinado público, que pode vir a se interessar pela sua marca. Essa estratégia pode ser utilizada tanto para gerar novos contatos para sua empresa quanto para ações voltadas para venda.

Para Mike Schimidt, fundador da Dovetale (plataforma de análise de mídias sociais), o mercado total do marketing de influência pode ultrapassar os 10 bilhões de dólares entre 2019 e 2020. Para se ter uma ideia, esse mercado movimentou US$ 1,07 bilhão apenas no Instagram no ano de 2017. Em outras mídias sociais, o marketing de influência também impacta na decisão de compra. 40% dos usuários do Twitter que fizeram uma compra tiveram como ponto de partida para o interesse um tweet de influenciador. No YouTube, 70% dos usuários adolescentes consideram ter um relacionamento melhor com os influenciadores digitais do que com as “celebridades tradicionais”.

Sobre o influenciador ideal
O influenciador com maior número de seguidores nas redes sociais é a chave do sucesso para gerar mais leads ou vendas? Nem sempre. Uma estratégia de marketing de influência bem executada passa pela compreensão da marca, público que deseja impactar e influenciadores.

Marca
Você conhece a sua marca, o que ela oferece e como se comunica? Esses são os primeiros passos para qualquer um que busca consolidar-se no mercado e nada na sua estratégia deve vir antes do que essa reflexão.

Fãs
Quem são as pessoas que você deseja impactar? Se você pudesse definir perfis de clientes dos seus serviços, saberia explicar como são essas pessoas, quais os objetivos e dificuldades mais comuns entre elas?

Influenciadores
Combine as informações obtidas ao analisar o posicionamento da sua empresa (mercado em que atua) e os perfis dos clientes. Use esses detalhes para buscar por influenciadores que se comuniquem com pessoas que podem se tornar suas clientes O processo para iniciar uma estratégia de marketing de influência vai muito além do que contratar uma pessoa com grande número de seguidores. Você precisa entender todas as nuances da sua marca e escolher o influenciador que possui o discurso e ações mais próximas dos valores da sua empresa. Escolher erroneamente pode acarretar em um ruído entre a percepção que seus clientes têm da sua marca e a mensagem que você realmente gostaria de passar, esse desencontro pode criar uma possível crise para sua marca

Fonte: Eduardo Brum e Eduardo Tavares - Dinamize

Você conhece o SOS Soluções da CDL/BH?
20/06/2019 -
Sempre que precisar de um canal de intermediação, junto aos órgãos públicos, para fazer suas reivindicações, dar sugestões ou mesmo relatar e resolver problemas, que afetam a sua região ou seu negócio, a CDL/BH disponibiliza para você, associado, o SOS Soluções.
Funcionamento do comércio é destaque entre os assuntos desta quarta-feira
19/06/2019 -
Leia as principais notícias desta quarta-feira, 19 de junho.

Compra de Mailing São listas personalizadas e segmentadas de acordo com perfil desejado para suas campanhas de marketing e outras finalidades
CDL Saúde Motive sua equipe cuidando de um dos bens mais preciosos da vida, a sua saúde
Assistência ao Consumidor Assessoria gratuita nas relações entre consumidor e lojista