O que é Marketing de Influência e como dar os primeiros passos

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Marketing de influência consiste em estratégias que utilizam pessoas influentes com um determinado público, que pode vir a se interessar pela sua marca. Essa estratégia pode ser utilizada tanto para gerar novos contatos para sua empresa quanto para ações voltadas para venda.
 
Para Mike Schimidt, fundador da Dovetale (plataforma de análise de mídias sociais), o mercado total do marketing de influência pode ultrapassar os 10 bilhões de dólares entre 2019 e 2020. Para se ter uma ideia, esse mercado movimentou US$ 1,07 bilhão apenas no Instagram no ano de 2017. Em outras mídias sociais, o marketing de influência também impacta na decisão de compra. 40% dos usuários do Twitter que fizeram uma compra tiveram como ponto de partida para o interesse um tweet de influenciador. No YouTube, 70% dos usuários adolescentes consideram ter um relacionamento melhor com os influenciadores digitais do que com as “celebridades tradicionais”.
 
Sobre o influenciador ideal
O influenciador com maior número de seguidores nas redes sociais é a chave do sucesso para gerar mais leads ou vendas? Nem sempre. Uma estratégia de marketing de influência bem executada passa pela compreensão da marca, público que deseja impactar e influenciadores.
 
Marca
Você conhece a sua marca, o que ela oferece e como se comunica? Esses são os primeiros passos para qualquer um que busca consolidar-se no mercado e nada na sua estratégia deve vir antes do que essa reflexão.
 
Fãs
Quem são as pessoas que você deseja impactar? Se você pudesse definir perfis de clientes dos seus serviços, saberia explicar como são essas pessoas, quais os objetivos e dificuldades mais comuns entre elas?
 
Influenciadores
Combine as informações obtidas ao analisar o posicionamento da sua empresa (mercado em que atua) e os perfis dos clientes. Use esses detalhes para buscar por influenciadores que se comuniquem com pessoas que podem se tornar suas clientes O processo para iniciar uma estratégia de marketing de influência vai muito além do que contratar uma pessoa com grande número de seguidores. Você precisa entender todas as nuances da sua marca e escolher o influenciador que possui o discurso e ações mais próximas dos valores da sua empresa. Escolher erroneamente pode acarretar em um ruído entre a percepção que seus clientes têm da sua marca e a mensagem que você realmente gostaria de passar, esse desencontro pode criar uma possível crise para sua marca
 
Fonte: Eduardo Brum e Eduardo Tavares - Dinamize

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