Projeto Apadrinhar será lançado dia 21 de maio

CDL na Mídia

O Estado de Minas Gerais tem 634 crianças vivendo em abrigos, sem pais nem famílias, à espera de adoção. A maior parte, mais de 500 delas, tem entre 10 e 17 anos, justamente a idade menos procurada pelos casais que querem adotar uma criança.

Para dar uma esperança e melhorar a qualidade de vida dessas crianças, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) lança em 21 de maio o Projeto Apadrinhar. Coordenado pela desembargadora Valéria da Silva Rodrigues, o Apadrinhar tem o apoio da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) e da agência de comunicação Vitória CI.

“Toda criança precisa de uma família”, afirma a desembargadora Valéria. “O objetivo do Apadrinhar é dar amor e carinho a essas crianças, para que convivam com famílias e tenham esperança no futuro e mais qualidade de vida no presente”.

O projeto aproxima as crianças que vivem em abrigos de famílias que, a princípio, não têm a intenção da adoção em tempo integral, mas querem dar afeto ou alguma ajuda material a elas. “A CDL/BH apoia o Apadrinhar para ajudar essas crianças que ainda não foram adotadas e precisam encontrar carinho e afeto e convívio familiar. A preocupação social é uma de nossas prioridades”, afirma o presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva.

O programa conta com três modalidades de apadrinhamento: o afetivo, o provedor e o prestador de serviços. No afetivo, as madrinhas e os padrinhos visitam periodicamente o seu afilhado e passam períodos com ele fora do abrigo, em geral aos finais de semana ou feriados. Com envolvimento afetivo, a madrinha ou o padrinho oferecem ao afilhado possibilidades de convivência familiar e social saudáveis, com experiências gratificantes.

No apadrinhamento provedor, madrinhas e padrinhos oferecem suporte material ou financeiro às crianças e adolescentes, seja com a doação de bens, com financiamento de obras no abrigo ou com o patrocínio de cursos ou reforço escolar.

Já o padrinho prestador de serviço reserva parte de seu tempo para oferecer cursos, clínicas ou oficinas para os jovens, como aulas de idioma, tratamento médico ou dentário e treinamentos esportivos. “É importante ressaltar que grande parte desses apadrinhamentos acabam resultando em adoção. Os padrinhos se afeiçoam das crianças e resolvem torná-las parte de suas famílias”, afirma Valéria.

O Projeto Apadrinhar surgiu originalmente na 4ª Vara da Infância, da Juventude e do Idoso da cidade do Rio de Janeiro, sob a liderança do juiz Sérgio Luiz Ribeiro de Souza e beneficiou mais de 200 crianças e adolescentes. Foi vencedor na 12ª edição do Prêmio Innovare, que premia boas práticas para a melhoria da Justiça.

Em Minas, o projeto foi abraçado pelo Tribunal de Justiça —portanto, estará disponível em todo o Estado. O processo é simples e todo online. Informações e inscrições podem ser feito no endereço www.apadrinharmg.org

Lançamento do Projeto Apadrinhar

Data: 21/5/2019

11h30: Entrevista com desembargadora Valéria Rodrigues, com Sérgio Luiz Ribeiro de Souza e com Marcelo de Souza e Silva, presidente da CDL/BH

13h: Seminário de apresentação do projeto

Local: Auditório do Anexo I do TJMG, na rua Goiás, 229 – Centro – Belo Horizonte/MG

Queda na inadimplência é destaque entre os assuntos desta sexta-feira
19/07/2019 -
Leia as principais notícias desta sexta-feira, 19 de julho.
Programa CDL Conecta apresenta palestra sobre marketing digital
19/07/2019 - Apoio ao Comércio
Palestra destaca pontos fortes para empreendedores do marketing digital
Liderança na Prática, é o tema apresentado pelo Programa CDL Conecta
18/07/2019 - Apoio ao Comércio
No encontro, Fernando abordou práticas de liderança que podem ser aplicadas em diferentes empresas.
CDL Conecta realiza a palestra Diversificando o Investimento no Varejo por meio de Startups
18/07/2019 - Apoio ao Comércio
A palestra Diversificando o investimento no varejo por meio de startups, foi ministrada pelo CEO da FCJ Venture Builder, Paulo Justino, no Espaço Varejo Inteligente, da CDL/BH.

Consultas Confirme os dados cadastrais e a análise de crédito de consumidores, empresas e grupos econômicos de todo o país
Registro de Inadimplência Uma rede formada por mais de 1 milhão de empresas em todo o país recuperando o crédito para você