Individualidade é o expoente da diversidade

Apoio ao Comércio

São vetores da mesma realidade a convergência das demandas vindas dos grupos e segmentos de mercado pelo reconhecimento e respeito à diversidade e, ao mesmo tempo, a customização da oferta, chegando às soluções individualizadas, possíveis pela a evolução tecnológica e digital.
 
Marca e varejo que queiram se diferenciar hoje em dia, devem oferecer alternativas que permitam individualização e customização de produtos e serviços.
 
Dos calçados da Nike às camisetas e calças da Nordstrom, passado por sabonetes e perfumes, carros, motos e até chegar no fast food, ao permitir a customização de sanduíches, mesmo quando oferecidos por redes globais de foodservice, se aproximando da proposta dos restaurantes diferenciados. Cada um quer ser reconhecido e respeitado em sua individualidade.
 
Na sociedade global, nunca a diversidade foi tão plural no seu comportamento e manifestação e, de forma das mais oportunas, a tecnologia e o tratamento dos dados e informações viabilizando que se reconhecesse e monitorasse essa miríade de alternativas e permitindo identificar perfis e demandas e entregar soluções adequadas no plano individual.
 
Os dois vetores caminharam em paralelo e convergiram para esse ponto comum, onde a diversidade, de forma ampla, mais do que respeitada, é pesquisada, reconhecida, cultuada e valorizada, quanto mais não seja, porque essa postura, para além do seu elemento socialmente fundamental, é fator de alavancagem de negócios.
 
O indivíduo reconhecido e respeitado em seus desejos e demandas, para muito além de seus direitos – simples obrigação – cria relação de proximidade que pode evoluir para afetividade por marcas, lojas, canais, produtos ou serviços quando é identificado e tratado de forma diferenciada, porém natural.
E quando um comportamento ou desejo é identificado e atendido, a relação desse indivíduo com a proposta se torna mais sólida e imune às tentações de outras ofertas.
 
Muitos donos de restaurantes e bares já descobriram isso e disponibilizam as garrafas de bebidas personalizadas que estimulam o retorno periódico.
A questão desafiadora é amplificar de forma estrutural essa oferta de maneira a se tornar a opção dos sonhos de cada cliente em todas as suas alternativas de produtos e serviços no maior espectro possível de atendimento, de forma integrada em todos os canais.
 
Dos comerciantes de antigamente que chamavam pelo nome e conheciam detalhes da vida de seus cliente aos e-commerces que identificam o consumidor que retorna e promove os produtos consultados e não comprados na última visita, estamos falando de um mesmo processo onde a memória e atenção do passado se combinam com as ferramentas, a cultura e a atenção do presente e do futuro para diferenciar e fidelizar.
 
Fonte: Mercado&Consumo
 

Notícias Recentes

Queda na inadimplência é destaque entre os assuntos desta sexta-feira
19/07/2019 -
Leia as principais notícias desta sexta-feira, 19 de julho.
Programa CDL Conecta apresenta palestra sobre marketing digital
19/07/2019 - Apoio ao Comércio
Palestra destaca pontos fortes para empreendedores do marketing digital
Liderança na Prática, é o tema apresentado pelo Programa CDL Conecta
18/07/2019 - Apoio ao Comércio
No encontro, Fernando abordou práticas de liderança que podem ser aplicadas em diferentes empresas.
CDL Conecta realiza a palestra Diversificando o Investimento no Varejo por meio de Startups
18/07/2019 - Apoio ao Comércio
A palestra Diversificando o investimento no varejo por meio de startups, foi ministrada pelo CEO da FCJ Venture Builder, Paulo Justino, no Espaço Varejo Inteligente, da CDL/BH.

Seja um Associado »

Nossos Produtos

Consultas Confirme os dados cadastrais e a análise de crédito de consumidores, empresas e grupos econômicos de todo o país
Enriquecimento de Banco de Dados É um tratamento feito na sua base de dados para atualizar as informações e eliminar os registros incorretos ou duplicados.
Espaço para eventos Três amplos salões e um auditório com 300 lugares para a realização de qualquer tipo de evento

... Carregando...