Individualidade é o expoente da diversidade

Apoio ao Comércio

São vetores da mesma realidade a convergência das demandas vindas dos grupos e segmentos de mercado pelo reconhecimento e respeito à diversidade e, ao mesmo tempo, a customização da oferta, chegando às soluções individualizadas, possíveis pela a evolução tecnológica e digital.
 
Marca e varejo que queiram se diferenciar hoje em dia, devem oferecer alternativas que permitam individualização e customização de produtos e serviços.
 
Dos calçados da Nike às camisetas e calças da Nordstrom, passado por sabonetes e perfumes, carros, motos e até chegar no fast food, ao permitir a customização de sanduíches, mesmo quando oferecidos por redes globais de foodservice, se aproximando da proposta dos restaurantes diferenciados. Cada um quer ser reconhecido e respeitado em sua individualidade.
 
Na sociedade global, nunca a diversidade foi tão plural no seu comportamento e manifestação e, de forma das mais oportunas, a tecnologia e o tratamento dos dados e informações viabilizando que se reconhecesse e monitorasse essa miríade de alternativas e permitindo identificar perfis e demandas e entregar soluções adequadas no plano individual.
 
Os dois vetores caminharam em paralelo e convergiram para esse ponto comum, onde a diversidade, de forma ampla, mais do que respeitada, é pesquisada, reconhecida, cultuada e valorizada, quanto mais não seja, porque essa postura, para além do seu elemento socialmente fundamental, é fator de alavancagem de negócios.
 
O indivíduo reconhecido e respeitado em seus desejos e demandas, para muito além de seus direitos – simples obrigação – cria relação de proximidade que pode evoluir para afetividade por marcas, lojas, canais, produtos ou serviços quando é identificado e tratado de forma diferenciada, porém natural.
E quando um comportamento ou desejo é identificado e atendido, a relação desse indivíduo com a proposta se torna mais sólida e imune às tentações de outras ofertas.
 
Muitos donos de restaurantes e bares já descobriram isso e disponibilizam as garrafas de bebidas personalizadas que estimulam o retorno periódico.
A questão desafiadora é amplificar de forma estrutural essa oferta de maneira a se tornar a opção dos sonhos de cada cliente em todas as suas alternativas de produtos e serviços no maior espectro possível de atendimento, de forma integrada em todos os canais.
 
Dos comerciantes de antigamente que chamavam pelo nome e conheciam detalhes da vida de seus cliente aos e-commerces que identificam o consumidor que retorna e promove os produtos consultados e não comprados na última visita, estamos falando de um mesmo processo onde a memória e atenção do passado se combinam com as ferramentas, a cultura e a atenção do presente e do futuro para diferenciar e fidelizar.
 
Fonte: Mercado&Consumo
 

Notícias Recentes

Projeto Apadrinhar, que conta com o apoio da CDL/BH, é um dos principais assuntos do notíciario de sábado
20/05/2019 - CDL na Mídia
Leia as principais notícias deste sábado, 18 de maio.
Primeira Caminhada da Adoção é destaque entre os assuntos do notíciario deste domingo
20/05/2019 - Carga tributária
Leia as principais notícias deste domingo, 19 de maio
Programa que incentiva o apadrinhamento de crianças que aguardam adoção é destaque entre as notícias desta segunda feira
20/05/2019 - CDL na Mídia
Leia as principais notícias desta segunda-feira, 20 de maio
CDL/BH participa da 1ª Caminhada da Adoção
20/05/2019 - Atuação Social
O objetivo do movimento é mostrar para a sociedade que famílias adotivas são como todas as outras e que o amor entre pais e filhos adotivos vai além dos laços consanguíneos, e principalmente, dar visibilidade a adoção tardia.

Seja um Associado »

Nossos Produtos

Assistência ao Consumidor Assessoria gratuita nas relações entre consumidor e lojista
Score de Recuperação Saiba qual a probabilidade de seus clientes inadimplentes pagarem a dívida
Compra de Mailing São listas personalizadas e segmentadas de acordo com perfil desejado para suas campanhas de marketing e outras finalidades

... Carregando...