Remuneração esperada, riscos, forma de investir e como avaliar uma empresa

Apoio ao Comércio

Quatro dicas para quem deseja investir em uma pequena empresa fechada ou startup
 
 
Quem não gostaria de ter sido um dos sócios iniciais de Jeff Bezos, criador em 1994 do site Amazon, ou de Mark Zuckerberg, fundador em 2004 do Facebook, ou de André Street, que lançou em 2014 no Brasil a Stone? Assim como estes exemplos, outros casos recentes e bem sucedidos de empresas pequenas que se tornaram gigantes, aliada à baixa rentabilidade das taxas de juros, tem despertado a atenção de brasileiros para esta categoria de investimento.
 
É fácil de ser atraído pelo sucesso de algumas empresas que até pouco tempo não passavam de uma ideia. Se por um lado esse movimento dos aplicadores é benéfico para o desenvolvimento do país, por outro, o baixo conhecimento financeiro pode levar muitos à decepção ou a prejuízos desproporcionais.
 
Dentre os muitos aspectos que o investidor deve atentar antes de investir, comento a seguir sobre quatro: remuneração esperada, riscos, forma de investir e como avaliar uma empresa fechada.
 
 
Remuneração esperada
 
Quando se investe em uma empresa, há dois tipos de remuneração a serem recebidas. Um deles é o ganho por dividendo e o outro por valorização das ações.
No entanto, o pagamento de dividendos é raro de ocorrer em startups. Se você espera obter dividendos nos primeiros cinco a dez anos de investimento, deve procurar empresas maduras que já são negociadas em bolsa de valores.
 
Empresas pequenas podem até ter lucro, mas este usualmente é reinvestido no próprio negócio como forma de financiar seu crescimento.
Normalmente, quem investe em empresas pequenas deve ter como principal objetivo vender sua participação em até dez anos para outros investidores que não quiseram correr o risco de investimento no estágio inicial da companhia.
 
 
Riscos
 
Como mencionado, a maior probabilidade é a de que perderá seu investimento.
 
É reconhecido o fato de que a maior parte das empresas quebra no estágio inicial. Segundo o Sebrae, uma em quatro empresas fecham em menos de dois anos e quase 50% fracassa em até quatro anos.
 
Assim como é difícil ganhar na Mega Sena, acertar qual empresa será a próxima Google em dez anos, tem uma baixíssima probabilidade de ocorrência. No entanto, diferente do primeiro, o capital mínimo exigido em aplicações em companhias iniciais é elevado.
 
A empresa não precisa quebrar para sua participação perder valor. Normalmente, startups precisam de várias rodadas de investimentos. Se os novos aportes forem realizados a preços por ação menores que o adquirido por você, sua cota na empresa pode sistematicamente ser diluída. Portanto, perdendo valor.
 
No entanto, pior que perder todo ou parte do capital investido, é comprometer o restante de seu patrimônio. Isto mesmo, você pode perder além de seu investimento. A categoria de empresa Limitada (LTDA) pode levar a entender que, no pior caso, você tem perda limitada à sua aplicação, mas não é o que ocorre.
 
Existem situações em que o patrimônio dos sócios pode vir a ser utilizado para cobrir passivos da empresa. Por exemplo, em dívidas trabalhistas e previdenciárias, quando caracterizada má administração ou ilicitude, e em caso de desvio de finalidade ou uso pessoal dos bens da empresa.
 
 
Formas de investir
 
Quando se pensa em investir em uma empresa, nosso primeiro pensamento é por meio da compra de uma participação acionária, entrando no contrato social da empresa.
Muitas startups e sites de equity crowdfunding, têm usado o mecanismo de dívida conversível para atrair investidores que antes receavam os riscos de perda de seus patrimônios pessoais. Esta dívida pode não ter despesa de juros, mas ter seu ganho atribuído à conversão desta em ações a um preço mais elevado que o valor inicial aplicado. A conversão pode se dar devido, por exemplo, a um evento de troca de controle.
 
 
Como avaliar uma empresa fechada?
 
Fazer uma adequada avaliação da empresa é fundamental para saber se a participação que está adquirindo está a um valor justo ou estaria cara.
Para avaliar uma empresa, comumente, utiliza-se dois enfoques: modelos de fluxo de caixa descontado e de múltiplos. Para a realização destes, é necessário que a empresa tenha registros contábeis confiáveis.
 
Ainda assim, deve ser realizado um estudo profundo na empresa para avaliar seus números, para entender as vantagens competitivas dela, como ela deve elevar suas vendas nos próximos anos e o fluxo de caixa livre desta a valor presente.
 
Embora no investimento em empresa pequena você esteja mais próximo do dono, tendo eventualmente mais informação, os riscos envolvidos são significativamente maiores que o investimento em bolsa. Portanto, sua aplicação deve ser avaliada com muito cuidado e ser realizada apenas com parcela muito pequena do patrimônio, que possa ser perdida, e com todos os cuidados jurídicos para não comprometer o restante de seus bens com uma falha de seu sócio.
 
Fonte: Michael Viriato – Folha de São Paulo
 

Notícias Recentes

Projeto Apadrinhar, que conta com o apoio da CDL/BH, é um dos principais assuntos do notíciario de sábado
20/05/2019 - CDL na Mídia
Leia as principais notícias deste sábado, 18 de maio.
Primeira Caminhada da Adoção é destaque entre os assuntos do notíciario deste domingo
20/05/2019 - Carga tributária
Leia as principais notícias deste domingo, 19 de maio
Programa que incentiva o apadrinhamento de crianças que aguardam adoção é destaque entre as notícias desta segunda feira
20/05/2019 - CDL na Mídia
Leia as principais notícias desta segunda-feira, 20 de maio
CDL/BH participa da 1ª Caminhada da Adoção
20/05/2019 - Atuação Social
O objetivo do movimento é mostrar para a sociedade que famílias adotivas são como todas as outras e que o amor entre pais e filhos adotivos vai além dos laços consanguíneos, e principalmente, dar visibilidade a adoção tardia.

Seja um Associado »

Nossos Produtos

Score Saiba qual a probabilidade do consumidor tornar-se inadimplente nos próximos 3 ou 12 meses.
CDL Saúde Motive sua equipe cuidando de um dos bens mais preciosos da vida, a sua saúde
Garantia de Cheques A análise de crédito mais completa do mercado para você vender com segurança

... Carregando...