Com menos renda disponível, consumidores seguem com dificuldades para recuperar o crédito


Os moradores da capital ainda não estão conseguindo sair da inadimplência e voltar para o mercado de crédito. De acordo com o Indicador de recuperação de crédito medido pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), na variação acumulada dos últimos 12 meses (Abr.18 a Mar.19/Abri.17 a Mar.18),  foi registrada uma queda de 1,82% no número de inadimplentes que conseguiram regularizar suas pendências financeiras e sair do cadastro de devedores. Este indicador vem apresentado decréscimo desde setembro de 2017, mas a partir do mesmo mês de 2018 a intensidade desta queda começou a desacelerar. Essa redução é justificada pela lenta retomada da economia, que ainda não foi suficiente para aumentar significativamente o nível de emprego e com isso aumentar a renda em circulação.

 

Para o presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva, os consumidores da capital seguem com dificuldades para ter recursos para o pagamento dos débitos em atraso. “Estamos acompanhando uma melhora gradual da economia, mas que ainda vem ocorrendo em um ritmo menor que o esperado. Com isso a taxa de desemprego segue alta e o nível de renda não tem evoluído, por isso os belo-horizontinos estão com menos recursos disponíveis para honrar todos os seus compromissos financeiros e recuperar o crédito”, explica o presidente. “Nossa expectativa é que o governo aprove nos próximos meses as reformas estruturais necessárias e tome medidas que fomentem o crescimento da economia. Com isso espera-se uma diminuição da desocupação e um aumento real na renda. Esperamos que ao longo de 2019 os consumidores se encontrem em uma situação financeira mais favorável, que permita um crescimento da recuperação de crédito”, acrescenta.

 

Em relação ao Indicador de Recuperação de Dívida, nos últimos 12 meses (Abr.18 a Mar.19/   Abri.17 a Mar.18) foi registrada redução de 8,34% no volume de dívidas que foram quitadas.

Metodologia – Os indicadores de recuperação de crédito apresentados nesse material contêm todas as informações disponíveis nas bases de dados a que o SPC Brasil e a CDL/BH têm acesso.

Notícias Recentes

Empresas referência no mercado mineiro recebem homenagem da CDL/BH na próxima quinta-feira
23/07/2019 - CDL na Mídia
Homenagem faz parte das comemorações do Dia do Comerciante
CDL Jovem promove, em sua plenária, a palestra Decifre e Influencie Pessoas para Revolucionar seu Negócio
23/07/2019 - Apoio ao Comércio
A palestra abordou ações estratégicas que contribuem no relacionamento com os mais diversos estilos comportamentais que podem refletir no crescimento dos negócios.
Expectativas de vendas para o Dia dos Pais é destaque entre os assuntos desta terça-feira
23/07/2019 -
Leia as principais notícias desta terça-feira, 23 de julho.
O Ponto Cultural da CDL/BH é destaque entre os assuntos desta segunda-feira
22/07/2019 -
Leia as principais notícias desta segunda-feira, 22 de julho.

Seja um Associado »

Nossos Produtos

Assistência ao Consumidor Assessoria gratuita nas relações entre consumidor e lojista
Cliente Espião Saiba qual a percepção os clientes têm da sua loja
Enriquecimento de Banco de Dados É um tratamento feito na sua base de dados para atualizar as informações e eliminar os registros incorretos ou duplicados.

... Carregando...