72,5% dos consumidores da capital já fizeram compras pelo smartphone

CDL na Mídia

Cada vez mais presente no dia a dia dos consumidores, os smartphones oferecem praticidade à vida de diversas maneiras, inclusive para fazer compras. Uma pesquisa realizada pela CDL/BH mostrou que sete em cada dez consumidores (72,5%) já fizeram alguma compra por meio dos smartphones.

Entre eles, a maior parte (43,6%) afirmou que já adquiriu produtos em site ou aplicativos pelo celular de duas a dez vezes, já 23% fez mais de dez compras e 5,9% apenas uma. A praticidade, a comodidade e o preço são as principais razões apresentadas pelos moradores da capital para usarem esse meio para efetuar compras.

Para o presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva, o uso dos dispositivos móveis para o consumo é uma tendência para o comércio on-line.  “O número de smartphones vêm crescendo a cada ano em nosso País e junto com esse aumento, os pacotes de dados móveis também estão mais acessíveis. Desta forma, é cada vez mais fácil para os consumidores realizarem compras pelo celular. Além disso, este tipo de operação já é muito segura”, explica o presidente da CDL/BH.

“Por isso os empresários do varejo precisam acompanhar essa tendência e oferecer a seus clientes uma experiência de compra que seja simples e ágil e que os cative, ampliando os canais de relacionamento e facilitando o acesso dos consumidores”, acrescenta.

Os belo-horizontinos que não utilizam smartphones para aquisição de produtos correspondem a 27,5% dos entrevistados. E os principais motivos apresentados por eles para a não utilização dessa forma de compra e a falta de segurança e a preferência pelo uso do computador.

 

Mais de 60% dos consumidores são influenciados pelas redes sociais no momento das compras

As redes sociais também estão presentes no momento das compras. De acordo com o levantamento, 66,7% dos consumidores são influenciados sempre, quase sempre ou às vezes pelas redes sociais na hora de consumir e 33,3% raramente ou nunca.

E as redes sociais mais acessadas pelos belo-horizontinos são o Facebook (29,1%), o Instagram (24,1%) e o Youtube (18,5%). As demais opções citadas foram: Google + (9%); Twitter (5,5%); outras (4,2%); Pinterest (3,4%); Linkedin (2,5%) e Snapchat (1,3%). Os que afirmaram que não utilizam nenhuma somam 2,3%.

Os consumidores da capital também usam as redes sociais e outros sites da internet para obter mais informações sobre os produtos que desejam adquirir.  Mais de 40% dos entrevistados (43,6%) afirmaram que participam de grupos on-line para buscar melhores oportunidades de compra e saber das novidades do mercado e promoções. “A internet criou essa facilidade para a troca de informações”, comenta o presidente da CDL/BH.

 

A maioria dos consumidores sempre lê as avaliações do site antes efetuar suas compras

Ainda sobre as pesquisas que os consumidores realizam na internet antes de consumir, mais de 60% dos entrevistados afirmaram que sempre ou quase sempre leem as avaliações disponíveis nos sites. Já 21,1% leem às vezes e 16,2% raramente ou nunca. E as justificativas apresentadas para esse hábito são que essas avaliações ajudam na verificação se o site é confiável e seguro, além de auxiliar na decisão de compra.

Quando perguntados sobre como preferem receber suas compras realizadas pelo e-commerce, a maioria dos consumidores (97,5%) respondeu que optam pelo correio/transportadora. Apenas 2,5% preferem retirar os produtos na loja.

 

Consumidor também pesquisa nas lojas on-line e compra na loja física

A junção dos canais de venda também é uma realidade entre os entrevistados. De acordo com o levantamento, quase a metade dos consumidores (48,1%) tem o hábito de fazer pesquisas pela internet do produto desejado e efetuar a compra na loja física. Em relação a frequência, 50% afirmaram que fazem esse tipo de comparação sempre ou quase sempre, 35,9% às vezes e 14,1% raramente.

“Essa é a nova realidade do varejo. Os clientes estão cada vez mais bem informados e em busca de comodidade, por isso utilizam todos os canais de venda disponíveis, sempre em busca da melhor opção para a realização das compras”, justifica o presidente da CDL/BH.

 

67,6% dos consumidores já tiveram algum problema com as compras realizadas pela internet

Com o aumento do número de consumidores adquirindo itens pela internet, também cresce a quantidade de problemas relacionados a essas compras. Ainda de acordo com a pesquisa, 67,6% dos entrevistados afirmaram que já tiveram algum contratempo com as compras feitas no comércio virtual. E o principal problema alegado pelos entrevistados foi o não cumprimento do prazo de entrega (43,9%), em seguida foi citado que o produto entregue tinha características diferentes do comprado (22,7%).

“A internet permite que o cliente tenha a sua disposição muitas opções para compra, mas o consumidor deve sempre ficar atento a reputação do site para garantir que ele não tenha problemas após realizar a compra”, comenta Silva. Os demais imprevistos apresentados foram: produto entregue com avarias (15,2%); produto não entregue (13,6%) e cancelamento da mercadoria pela empresa (4,5%).

Os consumidores também estão mais conscientes e compartilhando suas experiências de compras on-line. A maioria (80,3%) dos entrevistados afirmou que já realizou reclamações em sites em decorrência dos contratempos que teve com as compras on-line. E os canais utilizados para registrar os imprevistos foram o site da loja (62,5%), sites de reclamação (34,4%) e outros (3,1%).

E a maioria dos entrevistados também alegou que possui conhecimento do Código Brasileiro de Defesa do Consumidor (CDC) (60,3%). Entre eles, 98,4% sabem sobre o prazo de sete dias para arrependimento das compras feitas no e-commerce.

 

 

Documentos em Anexo

Pesquisa E-commerce - 2ª parte 15/04/2019 - 3586 Kb

Notícias Recentes

Empresas referência no mercado mineiro recebem homenagem da CDL/BH na próxima quinta-feira
23/07/2019 - CDL na Mídia
Homenagem faz parte das comemorações do Dia do Comerciante
CDL Jovem promove, em sua plenária, a palestra Decifre e Influencie Pessoas para Revolucionar seu Negócio
23/07/2019 - Apoio ao Comércio
A palestra abordou ações estratégicas que contribuem no relacionamento com os mais diversos estilos comportamentais que podem refletir no crescimento dos negócios.
Expectativas de vendas para o Dia dos Pais é destaque entre os assuntos desta terça-feira
23/07/2019 -
Leia as principais notícias desta terça-feira, 23 de julho.
O Ponto Cultural da CDL/BH é destaque entre os assuntos desta segunda-feira
22/07/2019 -
Leia as principais notícias desta segunda-feira, 22 de julho.

Seja um Associado »

Nossos Produtos

Score Saiba qual a probabilidade do consumidor tornar-se inadimplente nos próximos 3 ou 12 meses.
Assistência ao Consumidor Assessoria gratuita nas relações entre consumidor e lojista
Enriquecimento de Banco de Dados É um tratamento feito na sua base de dados para atualizar as informações e eliminar os registros incorretos ou duplicados.

... Carregando...