ICMS não pode integrar a base de cálculo do PIS e da COFINS.

Economia

Após muitos anos de análise sobre o assunto, o Supremo Tribunal Federal decidiu que o ICMS, por não integrar o faturamento ou receita bruta das empresas, não pode compor base de cálculo do PIS e da COFINS.

Efeitos práticos que justificaram a decisão:

Na prática, no preço pago pelo consumidor pela compra da mercadoria já está incluído o valor do ICMS a ser repassado ao Estado, o que evidentemente não poderia ser considerado como parte da receita da empresa, sobre o qual incidem o PIS e a COFINS.

Decisão do recurso:

O recurso RE 574.706 foi provido, por maioria, nos termos do voto da relatora e presidente do tribunal, e a tese aprovada para fins de repercussão geral foi a seguinte:

O ICMS não compõe a base de cálculo para incidência do PIS e da COFINS”.

Foi mantido o entendimento do Plenário em 2014, quando o Supremo julgou um recurso sobre o mesmo tema, mas sem repercussão geral.

Sem modulação de efeitos:

De acordo com a Lei 9.868 de 1999, ao declarar a inconstitucionalidade de lei ou ato normativo, e tendo em vista razões de segurança jurídica ou de excepcional interesse social, poderá o Supremo Tribunal Federal, restringir os efeitos daquela declaração ou decidir que ela só tenha eficácia a partir de seu trânsito em julgado ou de outro momento que venha a ser fixado. Isso é conhecido como modulação de efeitos.

E no presente caso, não houve modulação de efeitos da decisão e essa questão deverá ser abordada por meio de futuros embargos de declaração, o que gera certa insegurança para os contribuintes.

Reginaldo Moreira de Oliveira

Advogado – CDL/BH

Projeto apadrinhar é destaque entre os assuntos desta quarta-feira
22/05/2019 -
Leia as principais notícias desta quarta-feira, 22 de maio.
BH recebe evento que irá reunir lojistas e fabricantes de vestuário infantil de todo o País
22/05/2019 -
A ?Mostra Moda Kids e Teen?, que conta com apoio da CDL/BH, acontecerá nos dias 25 e 26 no Buffet Catharina

Enriquecimento de Banco de Dados É um tratamento feito na sua base de dados para atualizar as informações e eliminar os registros incorretos ou duplicados.
Jovens Aprendizes o elo entre os jovens em busca da primeira experiência profissional e empresas socialmente responsáveis.