Vitória da CDL/BH e do mercado de crédito

08/09/2016 - Conquistas e Ações da CDL/BH

Graças aos esforços e trabalho desenvolvido pela CDL/BH para este fim, a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), arquivou no último dia 25, o Projeto de Lei 3.648/16, de autoria do deputado Arlen Santiago, que obrigaria o envio de carta de notificação de registro no SPC por meio de AR (Aviso de Recebimento).

Nesta quinta-feira, 8 de setembro, o presidente da CDL/BH, Bruno Falci, se reuniu com o presidente da ALMG, deputado Adalclever Lopes, em seu gabinete, para agradecê-lo, em nome de toda a instituição, pelo arquivamento do projeto. Segundo Falci, o AR dificulta o acesso ao crédito, isto porque além do seu alto custo (seis vezes superior à carta simples), sua eficiência é reduzida, pois os Correios fazem a entrega no mesmo período que muitos consumidores estão trabalhando, sem contar a possibilidade de recusa no recebimento ou áreas sem acesso pelos Correios.

Assim, sem que os consumidores fossem notificados, os registros de débitos não poderiam ser incluídos nos bancos de dados de proteção ao crédito, gerando uma série de consequências a consumidores e empresas. “A falta de inclusão resulta num mercado de crédito às escuras, ou seja, sem informação real dos inadimplentes, prejudicando aqueles que pagam suas contas em dia, pois teremos um aumento dos juros, restrição de crédito e superindividamento deste devedor, porque continuará comprando e se endividando mais e mais”, afirma o presidente da CDL/BH.

Histórico – Esse não é o primeiro projeto sobre o tema. No ano passado, o deputado Noraldino Júnior apresentou o projeto de lei 1.193/15, com o mesmo teor, mas foi retirado de tramitação após o parecer contrário da Comissão de Constituição e Justiça, que alegou sua inconstitucionalidade, antijuridicidade e ilegalidade, e agora foi arquivado junto com o PL 3.648/16 no último dia 25 de agosto.

Dálcia de Oliveira
Comunicação e Marketing da CDL/BH

Inadimplência em BH recuou 1,74% em agosto, revela pesquisa da CDL/BH
19/10/2020 - Economia
Inadimplência em BH recuou 1,74% em agosto, revela pesquisa da CDL/BH
19/10/2020 -
Renda extra, como o auxílio emergencial, e paralisação das demissões permitiram que a população quitasse suas dívidas
A pedido da CDL/BH, prefeitura amplia horário de funcionamento do comércio
16/10/2020 - Apoio ao Comércio
Nesta sexta-feira, 16, foi publicado o Decreto 17.454/2020 que autoriza a partir de hoje a ampliação do horário de funcionamento do comércio varejista, padarias, lanchonetes e supermercados/hipermercados.
53% dos motociclistas de BH já se acidentaram, revela balanço de campanha da CDL/BH
15/10/2020 -
Ação 'Ande Seguro' foi realizada durante dois meses nos principais corredores da capital. Quase duas mil motocicletas foram avaliadas

Consultas Confirme os dados cadastrais e a análise de crédito de consumidores, empresas e grupos econômicos de todo o país