Conheça as 10 dicas para criar sua loja virtual e não perder negócio

Apoio ao Comércio

Para o especialista em marketing, o melhor caminho para o negócio entrar na internet é investindo em plataformas digitais que permitam manter as vendas e o relacionamento com os clientes. “É preciso encontrar soluções que oferecem eficiência, segurança e rapidez em todos os processos do negócio.
Aposte em uma plataforma de engajamento que crie um ambiente virtual no qual a pessoa possa interagir com a marca, comprar seus produtos e ampliar o alcance da loja”, ensina Cássio Rosas.
 
As pessoas gostam e querem comparar preços pela internet, provar e conhecer o que querem comprar em lojas físicas, acessar aplicativos de lojas de qualquer parte do mundo e comprar por dispositivos mobile… Com isso, os varejistas podem e devem vender por diversos canais, seja em lojas físicas, seja através de e-mails, redes sociais, apps, sites, telefones…
 
Conheça 10 dicas para colocar o seu negócio no mundo virtual, ambiente comercial tão propício ao crescimento. Confira:
 
1) Identifique seu nicho: antes de se aventurar na internet, é importante identificar os nichos e onde seu negócio se encaixa, bem como conhecer seus concorrentes e sua atuação no ambiente digital. Faça pesquisa de mercado a fim de medir a parcela de consumidores online que poderá alcançar. Converse ainda com seus clientes para saber o que eles acham desta transição, aproveitando a ocasião para apresentá-los os benefícios de comprar em seu e-commerce, e descobrir o que querem comprar. Isso ajudará o seu negócio não errar na hora de montar as estratégias para o seu e-commerce.
 
2) Mecanismos de busca: o Google e os demais mecanismos de buscas são os melhores amigos de quem quer ser encontrado na internet. Por isso, aprenda as técnicas de SEO (Search Engine Optimization).
 
3) Ferramentas: para que seu e-commerce não fracasse, é crucial conhecer e aprender a utilizar ferramentas que o meio digital oferece, como as formas de pagamento online, relacionamento com o cliente e de análises de métricas.
 
4) Invista em site/ecommerce profissional: existem plataformas de sites gratuitas (ex.: Wix e WordPress), nas quais o empreendedor pode criar seu site, no entanto, o mais indicado é optar por um site profissional ou plataformas de ecommerce, prezando pela segurança dos dados da empesa e dos clientes e por funcionalidades que otimizarão seu e-commerce. Outro aspecto fundamental é construir sites e lojas responsivos, ou seja, que se adequam à celular, tablet, notebook etc. Hoje, o celular se tornou o principal meio de acesso à internet dos usuários. Muitos deles, inclusive, preferem resolver e comprar apenas por esse dispositivo mobile.
 
5) Cuidados que a loja virtual deve ter: a gestão do estoque e logística são questões-chave para o bom desempenho da sua loja online. Para facilitar o gerenciamento, devem estar integrados os sistemas de logística, estoque e financeiro. É fundamental que seu site tenha dispositivo simulador de fretes, de forma que o cliente calcule o valor da entrega. Além disso, é necessário ter uma estrutura de entrega de produtos, que pode ser feita transportadores particulares ou pelos Correios, e regras estabelecidas de devoluções e trocas.
 
6) Marketing Digital: Para conquistar clientes e alcançar um bom potencial de vendas online, é crucial fazer com que as pessoas conheçam e confiem em sua marca. No caso da internet, o Marketing Digital é o seu aliado para conquistar mentes e corações. O ideal é procurar uma agência e/ou um profissional da área para montar seu plano de marketing digital.
 
7) Variedade de produtos: se sua loja vende roupas, por exemplo, nada melhor que variar tamanhos, cores e estilos. A diversidade de opções de peças aumenta as chances de satisfazer uma gama maior de clientes.
 
8) Diversifique as formas de pagamento: uma das principais causas para o cancelamento de compras, depois do frete, é a restrição de meios de pagamento no site. Para o consumidor, não encontrar a forma de pagamento que atenda a sua realidade financeira é tão frustrante quanto não encontrar o seu objeto de desejo. Por isso, diversifique as formas de pagamento: à vista, boleto, cartão de crédito, PIX, sites e apps de pagamento, como PicPay e PagSeguro etc. Quanto mais opções, maior é o leque de possibilidades para o cliente, mais satisfeito ele fica.
 
9) Canais de comunicação: facilite o acesso aos canais de comunicação. Além dos meios tradicionais, como e-mail, SAC e telefone, aposte no Whatsapp ou em chat online. Deixe sempre “à mão” o botão para o cliente mandar mensagens instantâneas, tirando dúvidas e/ou fazendo sugestões/reclamações. Isso garante comodidade e segurança para quem está visitando seu site e/ou comprando suas mercadorias, uma vez que se houver qualquer imprevistos em sua compra, o comprador poderá facilmente entrar em contato com sua loja online.
 
10) Redes sociais: as redes sociais são ferramentas excepcionais para atingir um grande público em um curto espaço de tempo. Crie perfis de sua empresa nas redes sociais que tem o público-alvo do seu negócio. Mais que investir em divulgação, o segredo está em oferecer informações valiosas para os seguidores. É claro que não pode faltar uma boa foto, uma excelente legenda/texto e meios para contato. Participar dos vídeos e ações da moda (ex.: as dancinhas do TIK TOK e compartilhar a rotina do empreendedor nos Stories) também podem gerar engajamento e fidelização.
 
Fonte: Varejo S/A

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