Para evitar aglomeração, CDL/BH reivindica comércio funcionando no próximo domingo


6 de maio de 2021 – A Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) enviou nesta quinta-feira, 6, ofício à Prefeitura de Belo Horizonte solicitando o funcionamento facultativo do comércio da capital neste domingo, 9 de maio, Dia das Mães. De acordo com a entidade, a reivindicação toma como base a queda permanente dos três indicadores utilizados pela administração municipal como parâmetro para a flexibilização das atividades.
 
“Além dos indicadores estarem em queda permanente, temos outro ponto importante: a maioria dos trabalhadores irá receber o salário deste mês nesta sexta-feira. E, de acordo com a pesquisa de intenção de compras que realizamos, 73,4% dos consumidores vão optar pelo pagamento à vista na hora de comprar os presentes para as Mães”, pontua o presidente da entidade, Marcelo de Souza e Silva.
 
Ainda de acordo com Souza e Silva, com somente o sábado, dia 8, disponível para realizar as compras, é grande a possibilidade de aglomerações nos centros comerciais. “A abertura no domingo será essencial para que não haja aglomeração, que é uma das principais formas de transmissão do vírus”, analisa.
 
Bares e Restaurantes
 
A CDL/BH solicitou também a abertura de bares e restaurantes na data. O pedido tem como objetivo evitar aglomerações em reuniões familiares que, tradicionalmente, acontecem no Dia das Mães. “A própria prefeitura já afirmou que ocasiões como essa são propícias para a disseminação do coronavirus”, destaca o presidente.
 
Na coletiva de hoje, o secretário de Planejamento, André Reis, lembrou a questão do réveillon como um dos fatores determinantes para o considerável aumento do número de casos na capital durante o mês de janeiro. No ofício, a CDL/BH ressaltou ainda que os bares e restaurantes das cidades vizinhas estão funcionando normalmente. E nos estabelecimentos de outros municípios a PBH não tem poder de fiscalização.
 
“Há poucos dias uma pesquisa científica comprovou que a transmissão do vírus tem maior possibilidade de acontecer em ambientes fechados do que em locais ao ar livre. Isso nos mostra que uma mesa de bar na calçada, por exemplo, é menos nociva que uma sala de jantar de uma casa”, analisou Souza e Silva.
 
A entidade solicitou uma resposta urgente do Executivo para que, caso haja a liberação, comércio, bares e restaurantes possam se organizar.
 

Notícias Recentes

Aprovação dos comerciantes sobre realização do Dia Livre de Impostos é destaque na mídia
18/06/2021 -
Fique por dentro das notícias desta sexta-feira, dia 18 de junho
6 ideias para tornar o negócio mais sustentável
17/06/2021 - Apoio ao Comércio
"Comércio de rua de BH registra melhora"
17/06/2021 -
Leia esta e outras notícias no clipping desta quinta-feira, dia 17 de junho

Seja um Associado »

Nossos Produtos

Score Saiba qual a probabilidade do consumidor tornar-se inadimplente nos próximos 3 ou 12 meses.
Enriquecimento de Banco de Dados É um tratamento feito na sua base de dados para atualizar as informações e eliminar os registros incorretos ou duplicados.
Score de Recuperação Saiba qual a probabilidade de seus clientes inadimplentes pagarem a dívida

... Carregando...