CDL/BH monitora mais de 500 proposições legislativas sobre o Coronavírus

Legislação e Justiça

A CDL/BH, com o intuito de levar informações relevantes e atualizadas aos associados, está monitorando os projetos de lei nas casas legislativas que tratam do Coronavírus, especialmente aqueles que podem apoiar ou dificultar o processo de reestruturação das empresas de comércio e serviços.

Desde que o Presidente da República enviou a Mensagem nº 93, em 18 de março de 2020, solicitando ao Congresso Nacional o reconhecimento de calamidade pública em função da pandemia do novo coronavírus, novas proposições legislativas começaram a ser protocoladas.

O tema mobilizou os parlamentares que, até este momento, apresentaram 546 proposições legislativas para o enfrentamento da crise. Estão distribuídas da seguinte forma:

• 289 na Câmara dos Deputados
  • 133 no Senado Federal
  • 124 na Assembleia Legislativa de Minas Gerais
Proibir as concessionárias de serviços públicos de interromper o fornecimento de água e energia elétrica está entre as principais preocupações nas casas legislativas. Também aparecem de forma recorrente entre as proposições já apresentadas a prorrogação de prazos para cumprimento de obrigações contábeis e fiscais e a autorização ao poder executivo para conceder auxílio financeiro temporário a certos grupos, como trabalhadores informais, beneficiários de programas sociais e microempreendedores.

Algumas proposições podem contribuir para minimizar os impactos da pandemia para os setores de comércio e serviços, como o PL 739/2020, apresentado na Câmara dos Deputados, que autoriza a compensação dos dias de trabalho aos sábados e feriados. Outra medida que pode ajudar na reestruturação das empresas é o PLP 29/2020, que isenta por 3 (três) meses as micro e pequenas empresas de pagar impostos e contribuições relativos ao Simples Nacional.

Por outro lado, também foram apresentadas proposições legislativas que criam obrigações para os empreendedores, a exemplo dos PLs 1578, 1586 e 1671/2020, em tramitação na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, e o PL 717/2029 em tramitação na Câmara dos Deputados, que obrigam os estabelecimentos comerciais a instalarem dispensadores de álcool em gel para uso dos clientes. Sem precisar de lei, a maioria dos nossos estabelecimentos já adotou esta medida.

A grande maioria dos projetos de lei já apresentados aguarda o despacho dos Presidentes das respectivas casas legislativas. Portanto, ainda não se sabe o caminho que cada PL percorrerá no parlamento. O procedimento adotado na Câmara dos Deputados, no Senado Federal e na Assembleia Legislativa de Minas Gerais tem sido o mesmo: o Colégio de Líderes analisa as propostas e, se consideradas urgentes, vão direto à Plenário para votação remota.

CLIQUE AQUI para ter acesso ao relatório completo das proposições.

Opinião do presidente da CDL/BH sobre a reunião desta quinta-feira com a PBH está entre os destaques no clipping de hoje
03/07/2020 - CDL na Mídia
Leia os temas mais comentados na mídia nesta sexta-feira,, 03 de julho
Nota da CDL/BH: restabelecendo a verdade
03/07/2020 - Apoio ao Comércio
Presidente da entidade, Marcelo de Souza e Silva, teria dito que no caso do fechamento do comércio a ?culpa não é da prefeitura?. Souza e Silva foi enfático ao dizer que o novo fechamento do comércio determinado pelo prefeito na sexta-feira passada, dia 26, foi provocado por dois fatores de responsabilidade direta da prefeitura: a falta de leitos de UTI e enfermaria para tratamento da doença.
Presidente da CDL/BH afirma que o comércio não conseguirá seguir com as portas fechadas e cobra atuação do prefeito. Assunto está entre os destaques do dia
02/07/2020 - CDL na Mídia
Saiba mais sobre este e outros dos assuntos com maior repercussão na mídia nesta quinta-feira, 02 de julho
Verifique as novas regras para o registro de empresas
02/07/2020 - Apoio ao Comércio
Instrução Normativa nº 81/2020 do Governo Federal estabelece novas regras para o registro público das empresas.

Registro de Inadimplência Uma rede formada por mais de 1 milhão de empresas em todo o país recuperando o crédito para você
Espaço para eventos Três amplos salões e um auditório com 300 lugares para a realização de qualquer tipo de evento
Compra de Mailing São listas personalizadas e segmentadas de acordo com perfil desejado para suas campanhas de marketing e outras finalidades